quarta-feira, 16 de março de 2011

O que é o cosmo?

Agora vou falar um pouco do cosmo, bem, segundo Carl Sagan o cosmo é "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será", vou explicar melhor, cosmo é o nome dado ao universo em geral, a tudo que compões o universo, cosmo é o conjunto de coisas que formam o universo. (agora deu pra entender melhor ne? :P)
Mais porque usar uma palavra tão estranha como "cosmo" se podemos usar a palavra "universo"? Na Verdade são a mesma coisa, cosmo vem do grego e universo do latim, representam tudo que compõem este espaço em que vivemos.
Estudar o universo é um trabalho que requer tempo, porem é fascinante em todos os aspectos, ao meu ver as maiores descobertas dos seres humanos foram ligadas a esse estudo. Se você está querendo mergulhar de cabeça neste mundo repleto de dúvidas? bom, o pré requisito para essa jornada é ter uma boa cabeça (ou não haha), gostar muito da boa e velha amiga de todos os tempos (Matemática), ser persistente e gostar de estudar física e química. Você pode estudar por hobbie ou pode seguir uma carreira formando-se em física, astronomia, química... 
Mais para frente abordarei temas mais específicos sobre física ligada a cosmologia, como buracos negros, super novas, formação de planetas, choque de galáxias ..., farei descrições de várias teorias apresentando é claro seus cálculos e formulas para melhor entendimento. Espero que esse breve texto tenha aguçado seu lado curioso para o estudo da física, do cosmo..., até a próxima postagem.

11 comentários: